Vendas Online: sua empresa está preparada ou vai perder clientes para a concorrência? Entenda!

Publicado em

11/06/2020

Os números de crescimento no volume de vendas online e faturamento em 2020 impressionam. O e-commerce está em franco crescimento no Brasil há alguns anos e foi acelerado intensamente pelo isolamento social e o fechamento das lojas físicas em razão da pandemia da Covid-19. Oferecer produtos e serviços pela internet foi a alternativa encontrada para muitos micros e pequenos negócios para sobreviverem durante a crise e é a saída para a volta por cima a partir da retomada das atividades e as festas de fim de ano. Se você quer descobrir se a sua empresa está preparada para usufruir dos benefícios das vendas online ou se corre o risco de perder clientes para a concorrência, continue a leitura deste post que contaremos todos os detalhes!

2020, um ano de surpresas

No primeiro semestre de 2020, houve um salto de 47% em faturamento no primeiro semestre de 2020, em comparação do mesmo período do ano passado. Esse é o melhor resultado desde 2007, segundo estudo sobre e-commerce do País elaborado semestralmente pela Ebit | Nielsen, em parceria com a Elo, que acompanha o mercado desde 2001. O crescimento foi impulsionado pelo aumento de 39% no número de pedidos realizados entre janeiro e junho. 

Grandes empresas norte-americanas também viram seus números crescerem substancialmente. Entre abril e junho, a Amazon contabilizou 40% a mais no faturamento; Walmart e Home Depot praticamente dobraram seus lucros e tanto a Best Buy quanto a Meta atingiram 200%, todos em comparação com o mesmo trimestre fiscal de 2019.  

A retomada gradual da economia brasileira não intimidou o e-commerce, de acordo com outro levantamento, realizado pela Synapcom. Em agosto, as vendas saltaram 116,6% em relação ao desempenho do mesmo mês de 2019, e a expectativa de manter o patamar de evolução até, pelo menos, o fim do ano, em especial com a Black Friday e o Natal. 

perfil dos consumidores online também mudou: 7,3 milhões de brasileiros compraram pela internet pela primeira vez entre janeiro e junho, aumentando o número de adeptos para 41 milhões, de acordo com a Ebit | Nielsen. Em um universo de 209,5 milhões de pessoas, o país tem um mercado ainda pouco explorado por compradores digitais. 

Empresas preparadas

O aumento da demanda por produtos e serviços online provocou uma mudança de estratégia e de investimentos de tecnologia da informação nas empresas. Muitos negócios ainda não comportam o volume e a velocidade necessária para atender aos clientes e as dúvidas de como se adaptar aparecem com um sinal de urgência: as vendas de fim de ano

Ainda que a infraestrutura em nuvem esteja bem estabelecida, principal preocupação é se manter disponível a todo o tempo, com todos os serviços ativos e funcionando com eficiência para colaborar com a jornada de compra e a finalização dos pedidos. É um momento crucial e valioso: nos EUA, por exemplo, cada segundo offline pode representar uma perda de US$ 1,5 milhão.

Tecnologias indispensáveis

Para evitar problemas como esses, a hiper automação e tecnologias como as AIOPs são imprescindíveis. Além de garantir serviços 99,99999% disponíveis, boa experiência do usuário e segurança nas transações financeiras, estas soluções podem monitorar a rede da sua empresa e entender como ela se comportará ao longo do tempo, com capacidade preditiva, dando às equipes DEVOPS a capacidade de redirecionar serviços, clonar servidores e redirecionar aplicativos muito antes que o problema se transforme em prejuízo.

A rápida identificação e resolução de instabilidades otimiza o desempenho e também gera dados apurados para garantir ainda mais vendas – agora e no mundo pós-pandemia. 

plataforma 4Biz para Gestão de Serviços, desenvolvida pela Run2biz, possui um componente específico para Automação Inteligente na Gestão de Infraestrutura de TI e Correlação de Eventos (AIOPS/SIEM). Ela pode ser integrada ao Zabbix, Nagios, SolarWinds ou outras soluções de monitoramento para garantir que sua empresa obtenha o máximo de ganhos não só em vendas, mas também em produtividade e agilidade. 

Além disso, as funcionalidades de Machine Learning e Inteligência Artificial, contidas na plataforma 4Biz, auxiliam na tomada de decisões ao fazerem a triagem dos incidentes mais críticos e ainda oferecem sugestões da causa raiz do problema, melhorando a gestão do negócio.

Gostou do nosso artigo? Então continue navegando em nosso blog para mais assuntos interessantes.

Ransomware e phishing: como evitar?

Ransomware e phishing: como evitar?

A expansão do acesso a produtos e serviços na internet veio acompanhada de perigos muito bem elaborados pelos hackers. Sites falsos semelhantes a páginas de vendas ou de empresas financeiras se tornaram alvo de roubo de dados e geram um grande prejuízo para pessoas e...

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

Empresas de todos os tipos de segmento oferecem aos seus clientes mil possibilidades e serviços por meio de sistemas informatizados e soluções tecnológicas. A disponibilidade e a segurança desses sistemas dependem da implementação, manutenção e monitoramento...

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Gestão é uma palavra de ordem para toda e qualquer empresa, seja em um processo de atendimento, venda e pós-venda, seja em assuntos mais administrativos, como controle de folha de pagamento e pagamento de impostos. A convergência entre a tecnologia com as demandas...

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Os times de TI são desafiados todos os dias para encontrar alternativas para desenvolver softwares e aplicativos que atendam os usuários de maneira rápida e efetiva. Os longos e trabalhosos códigos de programação estão com os dias contados na trajetória da...