Conheça a tecnologia que você usará em breve e aumentará ao máximo sua performance corporativa

Publicado em

06/10/2020

A tecnologia que muitas empresas estão usando e em breve você usará é o “Cognitive Workflow”, uma tecnologia que usa o melhor da orquestração de processos aplicando inteligência artificial. 

Então, o que é Cognitive Workflow e como ele mudará meu desempenho? 

Um fluxo de trabalho apoiado por várias tecnologias, como por exemplo Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Blockchain, Face Recognition, Processamento de Linguagem Natural (NLP) e Automação robotizada de processos (RPA – Robot Process Automation), que automatiza muitas tarefas apoiado por inteligência, principalmente em tarefas que antes só podiam ser feitas por humanos. 

Uma ferramenta de Cognitive Workflow, além de realizar as tarefas de um Workflow tradicional, incorpora e fornece suporte cognitivo para as operações do fluxo de trabalho de um determinado departamento ou setor. 

Integração de sistemas legados, ferramentas diversas em cloud, análise de informação desestruturada, IA, RPA, entre outros, cria uma era, onde essa convergência de tecnologias produz recursos de automação que elevam drasticamente o valor ao negócio e vantagem competitiva para as empresas. 

Por exemplo, um workflow de avaliação de algum documento jurídico pode ser apoiado por um Cognitive Workflow, onde os documentos podem ser analisados por machine learning e classificados quanto ao seu grau de alerta, pontos de atenção, entre outros. Isso gera um apoio importante de eficiência à etapa manual de avaliação pela equipe jurídica. 

Outro exemplo de Cognitive Workflow é com relação ao uso em controles de qualidade (de qualquer setor ou indústria), onde podem ser utilizadas várias tecnologias, como computação visual, que analisam imagens em tempo real e apoiam no processo decisório. Os ganhos qualitativos, eficiência, produtividade e redução de custos são absurdos. 

Então, posso entender que Cognitive Workflow é para potencializar ao máximo o resultado de meus trabalhos? 

Sim, isso mesmo! Potencializar o trabalho ao máximo. Introduzir o conceito de trabalho inteligente e somar a inteligência humana e artificial, automações, integrações e eliminação de redundâncias em prol de desempenhos extraordinários. 

Permitir agilidade e flexibilidade para que as organizações mudem e evoluam facilmente e rapidamente. 

Posso facilmente introduzir um Cognitive Workflow em minha empresa? 

Sim, pode. Existem várias ferramentas modernas atualmente. Primeiro, necessita de um software que orquestre e suporte as características necessárias. Segundo, depende do mapeamento dos processos. Terceiro, necessita de equipe preparada para aplicar esta tecnologia em prol da melhoria. Quarto, estabelecer monitoramento e um processo de melhoria continuada. 

Onde encontro softwares de Cognitive Workflow? 

A plataforma 4Biz é um exemplo de Cognitive Workflow, por possuir produtos e adotar tecnologias de IA, chatbot, RPA, entre outras.  Seja bem-vindo a nova era da produtividade! 

Por Emauri Gaspar, Cofounder da Run2biz. 

Ransomware e phishing: como evitar?

Ransomware e phishing: como evitar?

A expansão do acesso a produtos e serviços na internet veio acompanhada de perigos muito bem elaborados pelos hackers. Sites falsos semelhantes a páginas de vendas ou de empresas financeiras se tornaram alvo de roubo de dados e geram um grande prejuízo para pessoas e...

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

Empresas de todos os tipos de segmento oferecem aos seus clientes mil possibilidades e serviços por meio de sistemas informatizados e soluções tecnológicas. A disponibilidade e a segurança desses sistemas dependem da implementação, manutenção e monitoramento...

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Gestão é uma palavra de ordem para toda e qualquer empresa, seja em um processo de atendimento, venda e pós-venda, seja em assuntos mais administrativos, como controle de folha de pagamento e pagamento de impostos. A convergência entre a tecnologia com as demandas...

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Os times de TI são desafiados todos os dias para encontrar alternativas para desenvolver softwares e aplicativos que atendam os usuários de maneira rápida e efetiva. Os longos e trabalhosos códigos de programação estão com os dias contados na trajetória da...