Seis dicas para iniciar uma jornada de AIOps

Publicado em

01/25/2021

As novas tecnologias modificaram o comportamento dos usuários que esperam respostas rápidas e efetivas a cada demanda. Unir agilidade e assertividade nas operações de TI pressupõe modelos disruptivos e um grande volume de informação. A solução encontrada nos últimos anos por empresas bem-sucedidas está na implantação de plataformas de AIOPs (Artificial Intelligence for IT Operations).

O termo AIOps foi criado por Gartner, em 2015, para aplicações em multicamadas que reúnem, em um mesmo sistema, soluções como machine learning, big data e analytics. Dessa maneira é possível conectar e gerir simultaneamente múltiplas fontes de dados e diversos dispositivos. Atualmente, a melhor alternativa para que os negócios mantenham ambientes disponíveis, seguros e em atividade contínua tanto para a equipe quanto para os clientes.

De acordo com Gartner, a presença da Inteligência Artificial nas tarefas de TI aumentará de 5%, em 2018, para 30% até 2023. Portanto, não se trata de uma tendência e, sim, de uma realidade.

A implementação das soluções de AIOps se encaixam muito bem na cultura integrativa de DevOps, garantindo uma nova e eficaz forma de gestão de TI. Alguns dos principais ganhos para o negócio é a possibilidade de gerir equipes e processos com mais colaboração e fluidez, além de potencializar o desempenho e os resultados. Isso acontece porque com as AIOps é possível monitorar constantemente os dados e, assim, tanto as tendências quanto as disfunções são identificadas mais rapidamente, possibilitando uma ação imediata e até preventiva. Além disso, toda a cadeia de processo é automatizada e otimizada, permitindo a redução de custos e de equipe e aumentando a segurança do negócio.

Confira seis dicas para ajudar a colocar a sua empresa na jornada de AIOPS:

Dica um: Amplie seu conhecimento de AI

Invista em conhecer os recursos de Inteligência Artificial que se adequam à sua empresa. Assim será mais fácil definir que metodologia implementar.

Dica dois: Aplique provas de conceito

A partir do conhecimento adquirido, faça a implantação de provas de conceito para testar as soluções e, uma vez alinhadas, podem seguir para os demais setores e processos.

Dica três: Solicite colaboração

Inclua colaboradores e gestores de diversas áreas na prova de conceito para ampliar as habilidades das soluções e identificar lacunas e gaps que precisem ser melhorados.

Dica quatro: Faça análise e gestão de dados

As diversas áreas da empresa têm um volume considerável de dados que podem ser aproveitados para gerar a análise de problemas e estatísticas necessárias para implementação de AIOps.

Dica cinco: Prepare a infraestrutura

A infraestrutura de TI deve estar preparada para suportar a arquitetura de automação consistente das soluções de AIOps.

Dica seis: Visualize a evolução

A tendência das estruturas de AIOps é a expansão, incorporando novos processos e fluxos de trabalho. Por essa razão, é importante que durante a implementação seja previsto como a evolução vai ocorrer e, assim, garantir o desenvolvimento contínuo.

Conheça a solução Simon, da plataforma 4Biz. Agende com um consultor agora mesmo e saiba como revolucionar a TI de sua empresa por meio de AIOps. 

Ransomware e phishing: como evitar?

Ransomware e phishing: como evitar?

A expansão do acesso a produtos e serviços na internet veio acompanhada de perigos muito bem elaborados pelos hackers. Sites falsos semelhantes a páginas de vendas ou de empresas financeiras se tornaram alvo de roubo de dados e geram um grande prejuízo para pessoas e...

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

Empresas de todos os tipos de segmento oferecem aos seus clientes mil possibilidades e serviços por meio de sistemas informatizados e soluções tecnológicas. A disponibilidade e a segurança desses sistemas dependem da implementação, manutenção e monitoramento...

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Gestão é uma palavra de ordem para toda e qualquer empresa, seja em um processo de atendimento, venda e pós-venda, seja em assuntos mais administrativos, como controle de folha de pagamento e pagamento de impostos. A convergência entre a tecnologia com as demandas...

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Os times de TI são desafiados todos os dias para encontrar alternativas para desenvolver softwares e aplicativos que atendam os usuários de maneira rápida e efetiva. Os longos e trabalhosos códigos de programação estão com os dias contados na trajetória da...