Quer contratar e reter especialistas em TI? O novo relatório mostra que você deve deixá-los trabalhar em casa.

Publicado em

01/29/2021

A pandemia da Covid-19 comprovou o que muitos profissionais de TI já sabem: preferem trabalhar em casa. De acordo com um relatório divulgado pelo grupo CyberEdge, uma empresa de pesquisa e marketing da indústria cibernética, cerca de 81% dos 600 executivos, gerentes e profissionais de segurança de TI consultados gostam do trabalho remoto.

Apesar dos desafios do home office, os participantes da pesquisa esperam continuar exercendo suas atividades à distância. O levantamento contou com a colaboração de profissionais que estão em organizações com pelo menos 1 mil funcionários, atuantes em 19 setores e sete países diferentes: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália e Japão.

O profissional de TI é conhecido por ter um perfil mais dinâmico, complexo e mais difícil de contratar e reter. O modelo híbrido oferece autonomia para os colaboradores decidirem como, onde e quando realizarem suas atividades da melhor forma possível. Dessa maneira, os profissionais podem optar entre cumprir as tarefas em home office, na sede da empresa ou em escritórios flexíveis. Além disso, esse formato gera mais comodidade e flexibilidade de horário. Por outro lado, as empresas têm a possibilidade de diminuir custos, melhorar a produtividade e os resultados e reduzir o turnover.

Além disso, o trabalho remoto também é vantajoso para as empresas ao reduzir custos próprios da estrutura física. Se bem utilizada, a prática pode oferecer numerosas vantagens para os funcionários, os clientes e o próprio negócio.

Benefícios do home office

Para a empresa:

  • Escolha de trabalho remoto todos os dias ou somente alguns dias da semana;
  • Redução com gastos de manutenção como limpeza e energia elétrica;
  • Redução de custos com espaço para acolher as equipes.

Para o colaborador:

  • Espaço mais calmo e mais tempo com a família;
  • Menos tempo gasto com deslocamentos até a empresa;
  • Redução do estresse em função do trânsito e busca de estacionamento;
  • Diminuição de despesas com alimentação, roupas e transporte.

Tecnologia aliada ao home office

Um dos grandes desafios para a área de TI é transformar as ferramentas e soluções acessíveis de qualquer lugar garantindo a produtividade dos colaboradores – que terão o suporte e recursos de que precisam para trabalhar – e a segurança dos sistemas utilizados.  

Para atender bem a essas demandas, o ITSM (Information Technology Service Management, em inglês – ou gerenciamento de serviços de TI, em português) é bastante apropriado e indicado. Trata-se um conjunto de estratégias, ferramentas e softwares que acompanham e coordenam todo o ciclo de vida das atividades de um determinado setor – e, consequentemente, da empresa -, com objetivo aprimorar a maneira com que se aborda, entrega e gerencia os serviços de TI.

Com sua implantação adequada e associada a soluções de AIOps (Artificial Intelligence for IT Operations ou Inteligência Artificial para operações de TI), automatizações se tornam possíveis garantindo ainda mais fluidez e monitoramento do fluxo de trabalho. Para completar o trio de recursos tecnológicos a favor dos bons resultados para a equipe e a empresa, a recomendação dos especialistas é o Service Desk que tem um papel fundamental de auxiliar a gestão de TI nas mais diversas áreas ou negócios.

A Run2biz oferece aos seus clientes um leque de possibilidades que podem melhorar a produtividade da equipe em home office. Agende um horário com um de nossos consultores.

Ransomware e phishing: como evitar?

Ransomware e phishing: como evitar?

A expansão do acesso a produtos e serviços na internet veio acompanhada de perigos muito bem elaborados pelos hackers. Sites falsos semelhantes a páginas de vendas ou de empresas financeiras se tornaram alvo de roubo de dados e geram um grande prejuízo para pessoas e...

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

Empresas de todos os tipos de segmento oferecem aos seus clientes mil possibilidades e serviços por meio de sistemas informatizados e soluções tecnológicas. A disponibilidade e a segurança desses sistemas dependem da implementação, manutenção e monitoramento...

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Gestão é uma palavra de ordem para toda e qualquer empresa, seja em um processo de atendimento, venda e pós-venda, seja em assuntos mais administrativos, como controle de folha de pagamento e pagamento de impostos. A convergência entre a tecnologia com as demandas...

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Os times de TI são desafiados todos os dias para encontrar alternativas para desenvolver softwares e aplicativos que atendam os usuários de maneira rápida e efetiva. Os longos e trabalhosos códigos de programação estão com os dias contados na trajetória da...