ITIL4 vs DevOps: quem vence o duelo?

Publicado em

08/26/2021

Quando se trata de ser bem-sucedido no mundo da transformação digital, a otimização e a evolução são essenciais. Conseguir atingir esse patamar requer uma mistura de gerenciamento diário, governança de TI e planejamento de contingência. Todos esses elementos são partes integrantes das metodologias e estruturas mais populares para gerenciamento de TI, como ITIL 4 (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de TI) e DevOps (Desenvolvimento e Operações), embora isso não torne a escolha entre eles mais fácil!

É comum colocar esses dois frameworks em posições opostas, entretanto, é um debate desnecessário. ITIL 4 e DevOps não têm posições exclusivas, podem, inclusive, serem complementares, cada qual com seus benefícios para gestão e governança de TI. Antes de prosseguir, vamos entender cada uma das metodologias.

ITIL 4 

O ITIL se constituiu como o padrão ouro de orientações para gerenciamento de serviços no decorrer dos anos. O ITIL 4 é a nova estrutura operacional para governos, organizações e empresas de todos os tipos, para equipá-las e capacitá-las a lidar de maneira ágil e efetiva.

Como modelo de negócios e estrutura operacional se adaptam bem ao momento atual por incluir características primordiais para as empresas lidarem com desafios imprevisíveis, como a pandemia. O ITIL 4 direciona a gestão para o monitoramento constante dos fatores externos do PESTLE (fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, legais e ambientais) que impactam nas quatro dimensões do gerenciamento de serviços.

DevOps 

DevOps é um termo usado para se referir a um conjunto de práticas para integração entre as equipes de desenvolvimento, operações e de apoio e os processos automatizados com objetivo de produzir aplicações e gerenciar serviços de forma rápida e segura. Também pode ser entendido como um processo que torna possível o desenvolvimento ágil de aplicações em um modelo de gestão de infraestrutura que se encontra sob regras rígidas e burocráticas.

Em suma, o objetivo é melhorar as equipes de desenvolvimento e relacionamento (Dev) e operações (Ops), fazendo com que compartilhem percepções, tarefas e metas para otimizar o ciclo de vida de TI. A metodologia tem elementos comuns, como testes frequentes, melhoria contínua e automação generalizada para fins de eficiência e confiabilidade. 

ITIL 4 e DevOps juntos

As duas metodologias podem funcionar perfeitamente juntas. Isso se deve, em parte, a seus objetivos não concorrentes, com um enfocando principalmente na otimização de serviços e agregação de valor ao cliente, e o outro em elementos culturais de desenvolvimento e operações de serviços. 

Cada um tem ferramentas e melhores práticas que o outro não tem e, portanto, utilizar ambos é fundamental para criar uma estrutura mais benéfica e, por isso, tornou-se uma escolha popular. Eles podem ser abordagens complementares – cada uma trazendo seus próprios benefícios para a estratégia da organização. 

O segredo do sucesso está em compreender claramente o propósito de cada um deles e implementar a metodologia certa para o problema ideal. ITIL e DevOps podem ser “bons amigos”, desde que a empresa entenda a dinâmica envolvida. 

A Run2biz se utiliza das melhores práticas disponíveis hoje para oferecer aos clientes, na plataforma 4Biz Service Management, excelência operacional, otimização de custos e aumento da produtividade. Clique aqui e conheça algumas das soluções contidas na 4Biz.

Ransomware e phishing: como evitar?

Ransomware e phishing: como evitar?

A expansão do acesso a produtos e serviços na internet veio acompanhada de perigos muito bem elaborados pelos hackers. Sites falsos semelhantes a páginas de vendas ou de empresas financeiras se tornaram alvo de roubo de dados e geram um grande prejuízo para pessoas e...

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

Empresas de todos os tipos de segmento oferecem aos seus clientes mil possibilidades e serviços por meio de sistemas informatizados e soluções tecnológicas. A disponibilidade e a segurança desses sistemas dependem da implementação, manutenção e monitoramento...

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Gestão é uma palavra de ordem para toda e qualquer empresa, seja em um processo de atendimento, venda e pós-venda, seja em assuntos mais administrativos, como controle de folha de pagamento e pagamento de impostos. A convergência entre a tecnologia com as demandas...

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Os times de TI são desafiados todos os dias para encontrar alternativas para desenvolver softwares e aplicativos que atendam os usuários de maneira rápida e efetiva. Os longos e trabalhosos códigos de programação estão com os dias contados na trajetória da...