8 razões para ter uma central de serviços compartilhados na sua empresa

Publicado em

07/20/2021

A competitividade de um negócio está diretamente ligada ao quanto se está focado em seu core business, otimizando o fluxo das atividades de apoio.  Por essa razão, 90% das 100 maiores empresas do mundo usam Centros de Serviços Compartilhados (CSC), de acordo com a revista Fortune. 

Os CSC são estruturas organizacionais que reúnem algumas das principais atividades de apoio da empresa em um centro autônomo. O objetivo é aprimorar a eficácia organizacional por meio da centralização de funções que não são o coração do negócio, mas que impactam diretamente nas rotinas da empresa, e com isso conquistar uma série de benefícios em curto e longo prazos.

Os setores Financeiro, Marketing, de Compras, de Recursos Humanos, de Atendimento ao Cliente são alguns que podem compor a CSC.  A integração vai depender do propósito da empresa tendo em vista que o modelo é flexível. Por exemplo, um mesmo Service Desk de suporte pode atender tanto às demandas de clientes internos – como o pedido de compras de materiais –, quanto externos, como quando há solicitação de assistência técnica. 

8 razões de uma CSC na sua empresa

Conheça algumas das razões para implementar CSC em sua empresa e ser mais produtivo e competitivo no mercado:

1. Organização mais efetiva da empresa

Ao implementar um modelo de serviços compartilhados, toda a organização será dividida em equipes menores, cada qual com uma função clara e estabelecida estrategicamente. 

2. Padronização de processos 

O CSC possibilita que os processos de toda a empresa sejam padronizados. Desse modo, as equipes que estão envolvidas na solução das demandas trabalham com o máximo de eficiência e sinergia.

3. Experiência mais personalizada

A importância da experiência do cliente é cada vez mais relevante e uma integração em toda a empresa traz isso de modo sólido.

4. Otimização da qualidade do serviço prestado

Um dos pilares da implementação do CSC é a pesquisa de satisfação com clientes internos e externos. Por intermédio dela é possível monitorar o feedback e distinguir quais os pontos que devem ser aperfeiçoados.

5. Apoio de dados 

As equipes saberão precisamente no que estão se concentrando e poderão conduzir essas análises e transformá-las em um plano de continuidade e progresso para planos futuros. Além disso, é possível ter um panorama mais claro do estado e direcionamento da empresa como um todo, descartando tarefas e informações irrelevantes.

6. Redução de custos

Por meio de técnicas de gestão de processos e da integração dos setores, é possível otimizar o serviço prestado, evitando tarefas desnecessárias e retrabalho. Assim, há abertura para reduzir custos.

7. Foco no crescimento do negócio

Como os CSCs concentram as atividades de apoio, as áreas que estão empenhadas no core business do negócio ficam livres para investirem tempo e energia na entrega e no crescimento dos resultados.

8. Comunicação aprimorada

A implementação de um CSC amplia a colaboração entre os departamentos, promovendo a troca de informações, tendo como resultado a rapidez e efetividade nos processos.

A Run2biz aprimora e padroniza facilmente as operações de CSC de seus clientes a partir de modelos de processos pré-montados com base nas melhores práticas de governança do mercado. Agende um horário com um de nossos consultores e saiba como podemos ajudar empresas como a sua.

Organização, governança e métricas são pilares da eficiência e produtividade. Saiba como alcançá-los com o 4Biz Service Management.

Ransomware e phishing: como evitar?

Ransomware e phishing: como evitar?

A expansão do acesso a produtos e serviços na internet veio acompanhada de perigos muito bem elaborados pelos hackers. Sites falsos semelhantes a páginas de vendas ou de empresas financeiras se tornaram alvo de roubo de dados e geram um grande prejuízo para pessoas e...

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

Empresas de todos os tipos de segmento oferecem aos seus clientes mil possibilidades e serviços por meio de sistemas informatizados e soluções tecnológicas. A disponibilidade e a segurança desses sistemas dependem da implementação, manutenção e monitoramento...

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Gestão é uma palavra de ordem para toda e qualquer empresa, seja em um processo de atendimento, venda e pós-venda, seja em assuntos mais administrativos, como controle de folha de pagamento e pagamento de impostos. A convergência entre a tecnologia com as demandas...

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Os times de TI são desafiados todos os dias para encontrar alternativas para desenvolver softwares e aplicativos que atendam os usuários de maneira rápida e efetiva. Os longos e trabalhosos códigos de programação estão com os dias contados na trajetória da...