Não perca a cabeça com a TI: 3 problemas comuns

Publicado em

08/04/2022

Os recursos tecnológicos são uma das criações mais extraordinárias da humanidade e já não é possível visualizar como seriam os negócios – e a vida – sem os computadores, sistemas, softwares e smartphones. A presença é tão constante e marcante que quando algo deixa de funcionar o pandemônio se instala e as consequências podem ser desastrosas e muito prejudiciais. Para que não se perca a cabeça com a TI, existem muitos pontos a considerar e 3 problemas comuns que vamos te contar neste artigo. Continue a leitura para conhecer!

Na contramão dos tais pandemônios, hoje felizmente boa parte dos problemas mais recorrentes na TI de uma empresa já pode ser prevista e evitada com boas práticas de gestão. Razão pelos quais os modelos de gerenciamento de serviços tradicionais foram deixados para trás e entrou em cena a metodologia definida como ITSM (Information Technology Service Management, em inglês, ou Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação).

O que é ITSM?

O ITSM é um conjunto de estratégias, ferramentas e softwares que acompanham e coordenam todo o ciclo de vida das atividades do setor de Tecnologia (e, consequentemente, da empresa), com objetivo de aprimorar a maneira com que se aborda, entrega e gerencia os serviços de TI. Um investimento cheio de benefícios para os negócios, de ponta a ponta.

O processo de ITSM é desenhado em razão das necessidades e perspectivas do usuário. Portanto, as solicitações são melhor conectadas, a assistência é aperfeiçoada e os resultados se expandem. É um procedimento que procura um panorama sobre o todo.

Desse modo, os profissionais de TI disponibilizam às organizações transparência em contextos como a conexão de serviços, as soluções ágeis e satisfatórias e a proteção de dados. Consequentemente evitam problemas e, quando aparecem, podem agir rapidamente para minimizar danos.

Confira os três problemas mais comuns que fazem a TI da sua empresa perder a cabeça:

#1 – Subestimar a Segurança de Informação

A intensa conexão dos diversos sistemas e usuários expõe vulnerabilidades que ameaçam a segurança dos dados preciosos de uma empresa. O ITSM pode colaborar não só identificando os ativos críticos como as potenciais ameaças que o negócio pode sofrer. São parte importante dessa questão os processos de Gerenciamento de Ativos, Mudança e Problema.

Uma vez realizada a modelagem desses aspectos, são implementadas políticas de proteção complementares, evitando que os ataques sejam bem-sucedidos ou, caso ocorram, não gerem danos maiores.

#2 – Falta de Backup Eficiente

O backup é parte do universo de segurança de dados e da continuidade da prestação de serviços de TI. Por outro lado, é um recurso que precisa estar ativo constantemente, dado ao volume de informações geradas que precisam ser acessadas, restauradas e arquivadas para o bom funcionamento do fluxo de trabalho.

Sem uma gestão eficiente – que pode ser articulada com uma boa ferramenta de ITSM – sua empresa tem um enorme risco de prejuízos significativos que só serão constatados no pior momento. Um verdadeiro pecado!

#3 – Ausência de Workflows Automatizados

Um dos grandes benefícios da tecnologia de ITSM em uma empresa é retirar das costas da TI a responsabilidade de atividades rotineiras, maçantes e manuais. Ao criar fluxos de trabalho automatizados é possível não só readequar o quadro de profissionais quanto direcioná-los para funções criativas e estratégicas.

Com a automação de workflows, o trabalho em qualquer departamento da empresa flui de maneira mais ágil. Além disso, há uma redução potencial de erros e imprecisões nas rotinas, além do acréscimo de benefícios na transparência e na segurança. Muitas vantagens para não considerar implementar imediatamente em sua empresa!

A Run2biz desenvolveu o 4Biz Service Management, que é uma plataforma ITSM/ESM para gerenciar os serviços da empresa com eficiência e segurança. Ela é baseada em governança e métodos ágeis e automatiza as rotinas do trabalho com a flexibilidade que os negócios modernos precisam. Clique aqui e saiba mais sobre a 4Biz!

Ransomware e phishing: como evitar?

Ransomware e phishing: como evitar?

A expansão do acesso a produtos e serviços na internet veio acompanhada de perigos muito bem elaborados pelos hackers. Sites falsos semelhantes a páginas de vendas ou de empresas financeiras se tornaram alvo de roubo de dados e geram um grande prejuízo para pessoas e...

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

Empresas de todos os tipos de segmento oferecem aos seus clientes mil possibilidades e serviços por meio de sistemas informatizados e soluções tecnológicas. A disponibilidade e a segurança desses sistemas dependem da implementação, manutenção e monitoramento...

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Gestão é uma palavra de ordem para toda e qualquer empresa, seja em um processo de atendimento, venda e pós-venda, seja em assuntos mais administrativos, como controle de folha de pagamento e pagamento de impostos. A convergência entre a tecnologia com as demandas...

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Os times de TI são desafiados todos os dias para encontrar alternativas para desenvolver softwares e aplicativos que atendam os usuários de maneira rápida e efetiva. Os longos e trabalhosos códigos de programação estão com os dias contados na trajetória da...