Agile Change Management na prática

Publicado em

02/22/2022

As mudanças no mundo dos negócios nos últimos anos não são mais novidade. O que a pandemia da Covid-19 impulsionou foi a velocidade que as empresas precisam se adaptar às transformações para não sucumbirem. Os riscos são consideráveis e é preciso estar atento aos ajustes finos para escapar das ameaças e manter a competitividade.

A união do Ágil com o ITIL 4: mais eficiência para sua empresa

As iniciativas de modernização estão surgindo de todos os lados. Por isso que o Agile Change Management (gestão de mudança ágil, em tradução livre) tem ganhado espaço no planejamento estratégico das empresas. O Agile permite que sejam definidas metas em curto prazo alinhadas às necessidades do momento de um determinado negócio. Com toda a equipe convergindo na mesma direção, e orientada em promover mudanças em movimento, resultam maior produtividade, eficiência e assertividade.  

Na prática, significa ajustar o roteiro para um workflow mais flexível e integrado. É neste ponto que entram as soluções fomentadas pelo ITIL 4, indicadas para melhoria e maior desenvoltura dos processos, impactando na gestão de serviços.

Ao mesmo tempo, essa conexão constante também significa que os benefícios do ITIL 4 podem ser vistos não apenas em TI, mas também em áreas tangenciais do negócio.

Por que investir em Agile Change Management?

Investir nessa metodologia pode mudar completamente o modo como a empresa lida com as demandas do mercado e de seus clientes. Os impactos passam por todo o ambiente de trabalho, o que exige atenção para reduzir riscos e garantir engajamento das equipes. Entre os benefícios e melhorias esperadas estão:

  • priorizar a satisfação do cliente em todos os processos internos;
  • flexibilizar os fluxos de mudanças em projetos ou nas rotinas diárias;
  • definir entregas de resultados mais frequentes;
  • entender e atender as demandas de clientes com mais habilidade;
  • criar um ambiente de trabalho com alta colaboração e inovação;
  • estabelecer comunicações diretas e em mais canais;
  • ter mais produtividade em todas as etapas da cadeia de trabalho;
  • ter menos dificuldades para executar rotinas diárias.

Em um contexto de mudanças, o ITIL 4 continua sendo uma estrutura recomendada como referência de boas práticas para soluções ágeis, ainda que o entendimento esteja voltado a percebê-lo vinculado a processos. Ao analisar o ITIL 4 sob a conhecida perspectiva SWOT, podem ser percebidas:

Forças (S)

O ITIL 4 contribui para maneira formal de solicitar mudanças às equipes e a avaliar os riscos da solicitação. Essa característica é o principal ponto de convergência com o Agile Change Management.

Fraquezas (W)

Os processos e as ferramentas de Agile Change Management podem afetar a eficiência do time de TI, gerando uma sobrecarga em função da necessidade de aprendizagem sobre o gerenciamento de mudanças.

Oportunidades (O)

Duas oportunidades se destacam: a geração de documentação com riscos, resultados e benefícios a cada mudança solicitada e a melhoria na comunicação da TI com as demais áreas de negócio.

Ameaças (T)

A urgência nas demandas que provocam mudanças pode limitar a quantidade de pessoas envolvidas na avaliação dos riscos e, por consequência, gera ameaças a outros processos e serviços já consolidados.

Atualização constante

Com o ITIL 4, a melhoria contínua é categorizada como uma prática de gerenciamento geral com o propósito de garantir que a empresa aprenda com os sucessos e os fracassos. A revisão da implementação e o processo de encerramento de mudanças são uma fonte de grande valor de dados que (retro)alimenta o processo de melhoria contínua.

Outro ponto que chama a atenção foi a inclusão da prática “Gestão de Mudanças Organizacionais” nesta última versão, ou seja, o destaque que os mantenedores do ITIL quiseram dar ao assunto “mudanças” no contexto da organização como um todo (e não apenas na TI). 

A Run2Biz está preparada para ajudar você e sua empresa a estruturar e implementar o Agile Change Management de maneira efetiva e personalizada, alcançando a excelência operacional e oferecendo uma experiência envolvente para seus colaboradores e seus clientes. 

Se este assunto é interessante para você, baixe agora mesmo nosso Guia Definitivo sobre Gestão da Mudança e continue expandindo seus conhecimentos sobre o tema.

Ransomware e phishing: como evitar?

Ransomware e phishing: como evitar?

A expansão do acesso a produtos e serviços na internet veio acompanhada de perigos muito bem elaborados pelos hackers. Sites falsos semelhantes a páginas de vendas ou de empresas financeiras se tornaram alvo de roubo de dados e geram um grande prejuízo para pessoas e...

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

Empresas de todos os tipos de segmento oferecem aos seus clientes mil possibilidades e serviços por meio de sistemas informatizados e soluções tecnológicas. A disponibilidade e a segurança desses sistemas dependem da implementação, manutenção e monitoramento...

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Gestão é uma palavra de ordem para toda e qualquer empresa, seja em um processo de atendimento, venda e pós-venda, seja em assuntos mais administrativos, como controle de folha de pagamento e pagamento de impostos. A convergência entre a tecnologia com as demandas...

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Os times de TI são desafiados todos os dias para encontrar alternativas para desenvolver softwares e aplicativos que atendam os usuários de maneira rápida e efetiva. Os longos e trabalhosos códigos de programação estão com os dias contados na trajetória da...