Covid-19 e a nova realidade para quem utiliza ITSM

Publicado em

12/27/2021

O Brasil contabilizou mais de 22 milhões de casos confirmados de contaminação pelo coronavírus e mais de 600 mil pessoas morreram em decorrência da doença*, segundo dados do consórcio de imprensa que monitora os dados das secretarias estaduais de saúde.

Com a pandemia, cresceram a preocupação e diversas incertezas sobre o isolamento social, a recessão e a crise econômica. A única certeza que muitas empresas tiveram é que nada será como antes e de que os investimentos em tecnologia de agora devem ser úteis para promover a recuperação econômica pós-pandemia.

Neste contexto, coube à equipe de TI encontrar alternativas e caminhos para demandas urgentes e adequá-las continuamente para direcionar a transformação digital ao trabalho remoto. Todo os serviços foram afetados, incluindo o Service Desk e o ITSM (Information Technology Service Management ou gestão de serviços de TI), atingindo em cheio todas as áreas da empresa.

“Novo normal” do ITSM

Independentemente do campo de atuação ou de seu tamanho, as empresas necessitam dispor – ainda mais no atual momento de crise – de um setor de TI bem preparado e competente, capaz de convergir adequadamente processos e projetos, gerando bom fluxo de valor pelas atividades desempenhadas. Aliás, esse é o ponto mais importante do ITSM: gerar valor e dar governança.

O ITSM é um conjunto de estratégias, ferramentas e softwares que acompanham e coordenam todo o ciclo de vida das atividades de um determinado setor – e, consequentemente, da empresa -, com objetivo aprimorar a maneira com que se aborda, entrega e gerencia os serviços de TI.

Alguns de seus benefícios são:

  • administrar a produção dos recursos vigentes e supervisioná-los para ações preventivas de suporte e/ou manutenção;
  • esquematizar o desenvolvimento da empresa e suas receitas de maneira econômica e competente;
  • apresentar dissoluções particulares e tecnológicas para novos produtos;
  • unificar os divergentes setores de uma empresa e seus processos de trabalho, coordenando e gerenciando o conjunto de fluxos de geração de valor entre os diversos setores.

Adaptado às demandas que emergiram na pandemia, é possível implementar um ITSM em nuvem e oferecer aos colaboradores acesso e celeridade mesmo no trabalho home office. Isso quer dizer que todas as tarefas manuais, repetitivas e de retrabalho podem ser automatizadas para otimizar o fluxo de tarefas e atividades, colaborando para inovação e colaboração de todos os setores das empresas. Em toda situação de crise há uma oportunidade e a Covid-19 trouxe a aceleração necessária para que o ITSM ganhe níveis de maturidade que vão permanecer positivamente nos negócios.   

A Run2biz oferece aos seus clientes a plataforma 4Biz Service Management, capaz de suportar as muitas necessidades das empresas, não só da área de TI. Acesse agora mesmo o nosso Guia Definitivo sobre O que é ITSM e saiba mais!

* Informações de Dezembro de 2021

Ransomware e phishing: como evitar?

Ransomware e phishing: como evitar?

A expansão do acesso a produtos e serviços na internet veio acompanhada de perigos muito bem elaborados pelos hackers. Sites falsos semelhantes a páginas de vendas ou de empresas financeiras se tornaram alvo de roubo de dados e geram um grande prejuízo para pessoas e...

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

Empresas de todos os tipos de segmento oferecem aos seus clientes mil possibilidades e serviços por meio de sistemas informatizados e soluções tecnológicas. A disponibilidade e a segurança desses sistemas dependem da implementação, manutenção e monitoramento...

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Gestão é uma palavra de ordem para toda e qualquer empresa, seja em um processo de atendimento, venda e pós-venda, seja em assuntos mais administrativos, como controle de folha de pagamento e pagamento de impostos. A convergência entre a tecnologia com as demandas...

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Os times de TI são desafiados todos os dias para encontrar alternativas para desenvolver softwares e aplicativos que atendam os usuários de maneira rápida e efetiva. Os longos e trabalhosos códigos de programação estão com os dias contados na trajetória da...