ITIL 4 e a Covid-19

Publicado em

09/02/2021

Os motivos para considerar a pandemia da Covid-19 desastrosa são diversos, com os milhares de contaminados, mortos e a recessão econômica mundial, pior que a registrada em 1929. Mas como as empresas – e, especialmente, as organizações de TI – podem tirar algo de positivo da atual situação? Uma das respostas possíveis vem da mudança estratégica que a TI passou a ter: de coadjuvante para protagonista.

A tecnologia permitiu a manutenção dos negócios, a conexão das pessoas em isolamento social, a continuidade das aulas nas instituições de ensino e colaborou para o avanço da Medicina, tão essencial na crise sanitária. Foi necessário aplicar soluções e investimentos em infraestrutura, suporte e segurança de TI que se adequassem ao trabalho remoto e a conservação das atividades associadas ao consumo.

Por isso mesmo que o ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de TI) em sua 4ª versão se adapta tão bem ao momento atual como modelo de negócios e estrutura operacional ao incluir características primordiais para as empresas lidarem com desafios imprevisíveis, como a pandemia.

O ITIL se constituiu como o padrão ouro de orientações para gerenciamento de serviços no decorrer dos anos. Ele é a nova estrutura operacional para governos, organizações e empresas de todos os tipos, para equipá-los e capacitá-los a lidar de maneira ágil e efetiva.

Com o ITIL 4 e seu suporte integral de Agile, Lean, DevOps – e outras práticas aconselhadas -, uma organização pode controlar efetivamente o ambiente em transformação, responder de modo rápido e ativo para agilizar novos produtos e serviços para o mercado, entregar alívio rápido aos consumidores e prosperar no mundo digital interdependente e acelerado atual.

Oportunidades do “novo normal”

O “novo normal” corporativo trouxe para muitos o home office definitivo e as organizações estão apostando todas as suas fichas na transformação digital. O uso da inteligência artificial também é um caminho sem volta e cresce de forma exponencial. Com este cenário mundial, os profissionais da área de TI estão sendo desafiados e ainda mais requisitados.

Os serviços de TI cresceram 8,3% em 2020, seguindo na contramão da atividade de serviços como um todo, que tiveram perda de 7,8%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em fevereiro. De acordo com o Banco Mundial, até 2024, serão criadas 420 mil novas vagas na área em todo o mundo. O aumento do número de oportunidades, contudo, ainda é razoável se assemelhado ao aumento expressivo do uso da tecnologia.

O setor de TI vai propiciar ainda mais possibilidades para quem almeja atuar no mercado. O profissional da área vai encontrar oportunidades de trabalho em todos os setores da economia, privado ou público, incluindo o transporte, as empresas de telecomunicações, a indústria, o comércio, a saúde, o entretenimento, entre outros.

A Run2Biz pode ajudar empresas como a sua na automação de workflows, otimização de custos e aumento da produtividade com soluções que se encaixam em vários departamentos. Agende um horário com um de nossos consultores e saiba como.

Ransomware e phishing: como evitar?

Ransomware e phishing: como evitar?

A expansão do acesso a produtos e serviços na internet veio acompanhada de perigos muito bem elaborados pelos hackers. Sites falsos semelhantes a páginas de vendas ou de empresas financeiras se tornaram alvo de roubo de dados e geram um grande prejuízo para pessoas e...

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

Empresas de todos os tipos de segmento oferecem aos seus clientes mil possibilidades e serviços por meio de sistemas informatizados e soluções tecnológicas. A disponibilidade e a segurança desses sistemas dependem da implementação, manutenção e monitoramento...

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Gestão é uma palavra de ordem para toda e qualquer empresa, seja em um processo de atendimento, venda e pós-venda, seja em assuntos mais administrativos, como controle de folha de pagamento e pagamento de impostos. A convergência entre a tecnologia com as demandas...

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Os times de TI são desafiados todos os dias para encontrar alternativas para desenvolver softwares e aplicativos que atendam os usuários de maneira rápida e efetiva. Os longos e trabalhosos códigos de programação estão com os dias contados na trajetória da...