Como reduzir o estresse com a gestão de TI? Saiba mais!

Publicado em

08/05/2020

Reduzir o estresse com a gestão de TI é o desejo e até mesmo o sonho de muitos gestores. Atingir esse objetivo, no entanto, muitas vezes parece ser algo distante, especialmente em razão da grande complexidade que é inerente a essa área.

Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível diminuir o estresse com a gestão de TI, sendo que, para tanto, é necessário buscar as melhores estratégias capazes de trazer melhorias na área, a fim de reais ganhos dentro da empresa como um todo.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema e descobrir quais estratégias podem ser adotadas para diminuir o estresse com a gestão de TI, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Veja!

Automatizar e orquestrar processos

Uma maneira rápida e eficaz de diminuir o estresse com a gestão de TI é por meio da automação e orquestração de processos. Nesse caso, há a substituição das atividades humanas realizadas de forma repetitiva por automação de software.

Ao automatizar e orquestrar processos, o risco de erro humano é reduzido drasticamente e, ainda, níveis melhores de agilidade são atingidos. Com isso, o gestor tem mais tempo para realizar atividades de maior relevância e valor agregado.

Dessa maneira, a automatização dos processos é capaz de aumentar a performance de toda a equipe, bem como satisfazer às necessidades dos clientes, uma vez que é possível atuar de forma mais rápida no aprimoramento da qualidade dos serviços.

Integrar os sistemas da empresa

Uma outra forma de reduzir o estresse com a gestão de TI é realizando a integração entre os sistemas da empresa. Trata-se, na realidade, de uma forma de apoiar a automação e a orquestração de processos — fator que possibilita ganhos como a modernização de interfaces e a diminuição de erros.

Vale salientar, no entanto, que nesse caso não é preciso que a companhia lance mão de investimentos extras, uma vez que a ideia principal é justamente manter e potencializar os investimentos que já foram feitos em sistemas e softwares diversos.

Realizar a terceirização de toda ou parte da TI

A terceirização da TI, seja em parte ou totalmente, é uma medida que altera a rotina da companhia positivamente, uma vez que a deixa mais produtiva, flexível e ágil. Além disso, ainda é capaz de proporcionar uma significativa redução de custos.

Cada empresa deve analisar as suas necessidades, especialmente se deve e qual área a ser terceirizada. De forma geral, esse tipo de procedimento costuma gerar grandes benefícios. A terceirização faz com que tanto o gestor quanto o colaborador da empresa contratante tenham mais tempo para focar no que é prioridade — o que é capaz de diminuir os custos do negócio e aumentar o desempenho da área.

Essa medida, inclusive, é uma excelente opção para momentos de crise, uma vez que os colaboradores e seus encargos não estão sob a responsabilidade da empresa que contrata a terceirização. Com isso, a companhia economiza bastante no tocante aos custos trabalhistas, que por sinal são bem elevados no Brasil.

Promover o autosserviço

Mais uma boa maneira de reduzir o estresse com a gestão de TI é por meio do autosserviço, uma vez que a necessidade de indivíduos serem contratados para receberem pedidos de algumas ações e executá-las em outras posições mais produtivas é eliminada.

O próprio solicitante preenche as informações de que precisa, especialmente em razão da utilização de automações e integrações, na maior parte das vezes já se torna possível completar a operação desejada. Essa medida, além de reduzir o estresse com TI, gera economia, pois não é necessário ter uma pessoa para realizar essa função, além de ser mais rápido e satisfatório ao solicitante que, por sua vez, não precisa esperar por muito tempo.

Autoatendimento e chatbots

Vale ressaltar ainda que o autosserviço é bastante útil dentro de toda a cadeia de valor. Por essa razão, pode ser aplicado, por exemplo, para fornecedores, colaboradores e clientes. Dentro do conceito do autosserviço também há o autoatendimento que, por sua vez, é capaz de reduzir do estresse com o setor. No setor de TI muitas pessoas entram em contato não apenas na solicitação de serviços, mas também na resolução de dúvidas.

Para solucionar esse problema, é possível utilizar um software eficaz que utiliza ferramentas de diálogo automatizadas. Também conhecidas por chatbots, essas soluções ajudam a guiar o usuário e, nos casos em que são integradas às automações, elevam consideravelmente o seu desempenho. 

Virtualize servidores

A virtualização consiste em uma técnica que tem como objetivo a execução de trocar um ou mais servidores físicos por virtuais. Um exemplo que ajuda a entender melhor a virtualização é a utilização da nuvem, uma vez que os dados que eram guardados em um servidor físico são transferidos para um ambiente virtual. Este, por sua vez, conta com diferentes vantagens, como a possibilidade de backup automático, bem como a criptografia dos dados.

A Cloud Computing, por exemplo, conta com serviços importantes que apoiam na automação e, sem dúvidas, diminuem o estresse com a gestão de TI. Isso ocorre porque o risco de perder dados diminui consideravelmente e, por outro lado, a segurança dos dados é aumentada. Além disso, mais um de seus benefícios é a redução de custos relacionados com armazenamento e os dispositivos de hardware necessários ao servidor físico.

SaaS

Dentre desse conceito também há o SaaS (Software as a Service). Essa é mais uma opção interessante de diminuir o estresse com TI, passando a pagar por aquilo que efetivamente é utilizado em um sistema de gestão de serviços da TI (ITSM). Isso acaba de uma só vez com preocupações com servidores, bancos de dados, módulos de sistemas, etc.

Agora que você já sabe como reduzir o estresse com a gestão de TI, deve ter percebido que se trata de uma tarefa mais simples do que você imaginava, não mesmo? Então, coloque as nossas dicas em prática o quanto antes para que seja possível usufruir de todos os seus benefícios e atingir o resultado desejado.

Se você gostou do assunto deste post e também deseja saber como reduzir os custos na área da TI, continue em nosso blog e confira todos os detalhes sobre o tema!

Ransomware e phishing: como evitar?

Ransomware e phishing: como evitar?

A expansão do acesso a produtos e serviços na internet veio acompanhada de perigos muito bem elaborados pelos hackers. Sites falsos semelhantes a páginas de vendas ou de empresas financeiras se tornaram alvo de roubo de dados e geram um grande prejuízo para pessoas e...

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

Empresas de todos os tipos de segmento oferecem aos seus clientes mil possibilidades e serviços por meio de sistemas informatizados e soluções tecnológicas. A disponibilidade e a segurança desses sistemas dependem da implementação, manutenção e monitoramento...

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Gestão é uma palavra de ordem para toda e qualquer empresa, seja em um processo de atendimento, venda e pós-venda, seja em assuntos mais administrativos, como controle de folha de pagamento e pagamento de impostos. A convergência entre a tecnologia com as demandas...

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Os times de TI são desafiados todos os dias para encontrar alternativas para desenvolver softwares e aplicativos que atendam os usuários de maneira rápida e efetiva. Os longos e trabalhosos códigos de programação estão com os dias contados na trajetória da...