4 vantagens da terceirização na TI

Publicado em

10/22/2021

A transformação digital foi acelerada pela pandemia. Empresas que apenas planejavam a digitalização tiveram que antecipar seus projetos e outras precisaram investir para continuar funcionando. O resultado foi uma conta que não fecha: um grande volume de vagas nas áreas de TI e um baixo volume de profissionais qualificados. A saída foi procurar soluções de terceirização para não parar no tempo e perder competitividade.

O gap foi contabilizado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Em 2019, antes da crise sanitária provocada pela Covid-19, a tendência de crescimento na procura por profissionais com perfil tecnológico era de 8% a 9% por ano. Assim, na projeção daquele momento, seriam necessários 421 mil especialistas para ocupar todas as vagas que seriam abertas nos cinco anos seguintes, ou seja, até 2024. Para atender a essa expectativa seria necessário que 70 mil estudantes se formassem na área por ano, porém, apenas 46 mil estavam sendo capacitados anualmente e sem a experiência necessária para complexidade das funções.

Se a escassez já era considerável, a partir de 2020, o gargalo afunilou ainda mais e as empresas têm tido dificuldade em conquistar e reter os profissionais disponíveis no mercado. Por isso lançam mão da contratação para projetos pontuais, também chamado de outsourcing.

Os gestores muitas vezes encontram uma resistência à terceirização em razão do sentimento de perda do controle. Mas nos casos em que a parceria é bem estruturada, isso não deve ocorrer. Basta selecionar de maneira criteriosa os serviços a serem terceirizados.

Vantagens da terceirização

Conheça as principais vantagens da terceirização das equipes de TI:

1. Redução de custos

Seja para oferecer mão de obra especializada ou ferramentas de hardwares ou softwares, as empresas terceirizadas – e remotas – representam uma redução de custos operacionais, como recrutamento e treinamento de equipe ou, ainda, compra e manutenção de equipamentos – opção que pode representar uma economia em torno de 25% nesse quesito.

2. Acesso a profissionais qualificados

Empresas de TI que terceirizam seus serviços têm um quadro de profissionais mais qualificado e atualizado. Com o Agile e o ITIL v4 em alta, esses especialistas certificados estarão à disposição, oferecendo o melhor de seus conhecimentos por custos pré-definidos em contrato.

3. Foco no core business

Negócios de sucesso precisam direcionar todo o esforço para suas atividades fins. Assim, a terceirização em projetos ou para atividades meios são uma excelente alternativa, em especial para empresas de pequeno e médio porte que encontram o melhor custo benefício “alugando” equipes e equipamentos de TI.

4. Aumento da produtividade

Com uma equipe dedicada e altamente capacitada a atender demandas específicas de TI com agilidade, os demais setores se tornam mais produtivos e eficientes, inclusive o time de TI que poderá direcionar esforços para aspectos estratégicos, deixando o operacional para a empresa terceirizada.

E se essa provedora de Tecnologia está antenada com as novidades, o cliente se beneficiará da automação e hiperautomação de atividades com todo o suporte que IA e Machine Learning trouxeram para o momento pós-covid19.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens da terceirização da TI para seu negócio, agende um horário com um de nossos consultores e conheça as soluções que a Run2Biz oferece aos seus clientes com a chancela das melhores práticas de mercado e a implantação por nossos respeitados parceiros.

Ransomware e phishing: como evitar?

Ransomware e phishing: como evitar?

A expansão do acesso a produtos e serviços na internet veio acompanhada de perigos muito bem elaborados pelos hackers. Sites falsos semelhantes a páginas de vendas ou de empresas financeiras se tornaram alvo de roubo de dados e geram um grande prejuízo para pessoas e...

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

MSP explicado: a importância dos Managed Service Providers

Empresas de todos os tipos de segmento oferecem aos seus clientes mil possibilidades e serviços por meio de sistemas informatizados e soluções tecnológicas. A disponibilidade e a segurança desses sistemas dependem da implementação, manutenção e monitoramento...

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Enterprise Service Management (ESM) – Finalmente explicado!

Gestão é uma palavra de ordem para toda e qualquer empresa, seja em um processo de atendimento, venda e pós-venda, seja em assuntos mais administrativos, como controle de folha de pagamento e pagamento de impostos. A convergência entre a tecnologia com as demandas...

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Low-code: tendência nas empresas competitivas

Os times de TI são desafiados todos os dias para encontrar alternativas para desenvolver softwares e aplicativos que atendam os usuários de maneira rápida e efetiva. Os longos e trabalhosos códigos de programação estão com os dias contados na trajetória da...